Oração final do Sermão das lágrimas de São Pedro - um clamor para os tempos atuais!



Senhor, Senhor, Judas não chorou, porque lhe não pusestes os olhos; Pedro chorou, porque lhe pusestes os olhos. Respice in nos, et miserere nostri: Olhai para nós, piedoso Jesus, olhai para nós com aqueles piedosos olhos com que hoje olhastes para Pedro.

Abrandai esta dureza impenetrável de nossos corações. Alumiai esta ce­gueira obstinada de nossos olhos. Fechai-nos estes olhos, para que não vejam as vaida­des e loucuras do mundo. Abri-nos estes olhos, para que se desfaçam em lágrimas por vos terem negado e por vos terem tanto ofendido.

São Pedro, divino apóstolo, divino penitente, pontífice divino, lembrai-vos desta vossa Igreja, que tão cega está e tão impenitente. Lembrai-vos destas vossas ovelhas. Lembrai-vos destes vossos filhos, e dessas lágrimas que vos sobejaram: derramai sobre nós as que tanto havemos mister. Alcançai-nos daqueles olhos, que tão benignamente vos viram, que imitemos vossa contrição, que choremos nossos pecados, que façamos verdadeira penitência, que aca­bemos uma vez de nos arrepender e emendar de todo coração. 

E nesta semana tão sagrada, lançai-nos do céu uma bênção, e concedei-nos uma indulgência plenária que nos absolva de todas nossas culpas. Sobretudo, perseverança na graça, nos propósitos, na dor, no arrependimento, para que chorando o que só devemos chorar, vejamos final­mente o que só devemos desejar ver, que é a Deus nessa glória.

(Vieira, Padre Antônio. Oração final do "Sermão das lágrimas de São Pedro". Lisboa, ano de 1669.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão da Quarta-feira de Cinza - 1672 - Padre Antônio Vieira: Podcast e PDF

Sermão do Nascimento da Virgem Maria. Pe Antônio Vieira - Podcast

Padre Antônio Vieira - Sermão das lágrimas de São Pedro (playlist)