Sermão do Nascimento da Virgem Maria. Pe Antônio Vieira - Podcast
Cristo, sol de justiça, e a Senhora da Luz, Mãe de misericórdia.
Dedico essa leitura a todas as pessoas que ainda estejam receosas de amar e venerar a Santa Mãe de Deus e nossa Mãe, que esse sermão seja luz em nosso entendimento sobre a necessidade e a importância da devoção à Santíssima Virgem Maria.
Para conferir os Podcasts com a leitura do belo e profundo "Sermão do Nascimento da Virgem Maria" de padre Antônio Vieira, pregado em São Luiz do Maranhão no ano de 1657, clique nos links a seguir:
Sermão para ler: PDF
Áudio do Sermão no Youtube com legenda, basta ativar no canto superior do vídeo clicando em [cc].
Resumo do Sermão:
Parte 1: Por que no dia do nascimento da Virgem nos propõe a Igreja o Evangelho do nascimento de Cristo? O sol nasce duas vezes; quando aparece a luz e quando aparece o astro. Desse modo é que se deve interpretar o que dizem os evangelistas e o Gênesis. Quem é o sol duas vezes nascido? É Cristo, que nasceu quando nasceu Maria em Nazaré, e quando ele próprio nasceu em Belém.
Parte 2: Razões por que devemos festejar este dia antes por nascimento da luz que por nascimento do sol. Cristo sol de justiça, e a Senhora da Luz, Mãe de misericórdia.
Parte 3: Primeira razão: a luz é mais privilegiada que o sol. A luz, e não o sol, é a chave que abre as portas do dia. O dia é filho da luz e não do sol. O papel importante da luz na criação do mundo. O nascimento da Virgem e a criação da luz.
Parte 4: Segunda razão: a luz é mais benigna que o sol. O sol e a nuvem que guiava os filhos de Israel pelo deserto. Os rigores do sol de justiça e as benignidades da luz. O nascimento de Maria é a passagem do sol do signo do Leão para o signo da Virgem. Maria e a sarça ardente do deserto. S. João, o novo signo celeste e a humanização do sol.
Parte 5: Terceira razão: a luz é mais universal; o sol é limitado no tempo e no lugar. Diversidades entre o sol material e o sol de justiça. O sol de justiça e as trevas do Egito. O papa Inocêncio III e a comparação do Cântico dos Cânticos.
Parte 6: Quarta e última razão: a diligência de Maria. Em Caná, ainda não era chegada a hora de Jesus e já era chegada a hora de Maria. A presteza de Cristo e de Maria declaradas por Davi e S. João. Maria e o sacramento do batismo. A causa da perdição das cinco virgens néscias. Admoestação de Habacuc. Maria e a mãe de Jacó.
Parte 7: Admoestação final. Santo Tomás, pela luz mede a perfeição das coisas. São Tiago e os dons de Deus, pai dos lumes. Oração.
Leia também:
Um dos mais belos trechos do Sermão do Nascimento da Virgem Maria
Para mais podcasts ou textos de padre Antônio Vieira clique nos marcadores que estão logo abaixo ao fim do post.
(Atualizado em 24.05.2021)
Comentários
Postar um comentário