Como conheci os Sermões de padre Antônio Vieira e a razão dos Podcasts


A primeira vez que tive contato com um dos Sermões de padre Antônio Vieira foi no ano de 2013, quando eu cursava o terceiro semestre da faculdade de Letras-Português da Universidade Federal do Ceará. 

Sua obra nos foi apresentada na disciplina de Literatura Portuguesa I (que estuda as obras de autores nascidos em Portugal), por meio de uma análise, que devíamos fazer, do famoso "Sermão da Sexagésima" datado de 1655; onde o padre deixava exposto seu método de estruturação de argumentação, grande modelo de oratória, e condenava o cultismo (no popular: mania que alguns pregadores têm de usar palavras difíceis no sermão),  apesar de ele mesmo não descuidar da estética em suas obras. 

Fiquei encantada com a genialidade do autor, com sua maneira de argumentar sempre sustentando suas teses com base na Sagrada Escritura somada às citações de santos e papas da Santa Igreja, por exemplo Santo Agostinho,  Santo Tomás de Aquino, etc, e por isso, esse foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer na faculdade.

Já no ano de 2018, quando eu trabalhava em uma escola da periferia da cidade onde moro, fui à biblioteca procurar alguns livros para estudos, e na parte inferior de uma das grandes estantes, estava, um pouco empoeirada, uma coleção completa de 15 volumes de todos os Sermões de padre Antônio Vieira. 



- Uau. rsrs. Não acreditei no que vi.

Peguei logo emprestado o primeiro livro da coleção. E olhando o sumário fitei o "Sermão das lágrimas de São Pedro", opa, lágrimas? É comigo mesmo. rsrs

Foi o primeiro que decidi ler e me apaixonei. Depois li o "Sermão no sábado quarto da Quaresma" onde o padre mostra que os homens são piores tentadores que o demônio. Amigos, acreditem, é impressionante a profundidade e a simplicidade de cada Sermão que li. As vezes padre Antônio Vieira pode parecer repetitivo, mas na verdade essa é uma tática de argumentação, muito boa, aliás.


Porém, como eu disse, os livros são emprestados e cada um dos que eu pegar, em algum momento precisarei devolvê-los,e temo que um dia, abandonadas na estante da escola, as obras sejam destruídas ou irreparavelmente danificadas. Por isso, decidi pesquisar quais dos Sermões já tem áudios disponíveis nas plataformas de podcasts ou no YouTube. A maioria não têm. Então, já que é uma obra que está em Domínio público, decidi eu mesma gravar os áudios dos que mais gostei e que não encontrei na Internet.

Assim, posso escutar posteriormente quando eu estiver ocupada com meus afazeres domésticos, e posso também deixar para a contemplação dos meus familiares e amigos.

Sei que não é uma leitura límpida e perfeita como as dos grandes profissionais da voz, mas cheia de amor, porque amo fazer leitura em voz alta, até me divirto as vezes, se eu pudesse, seria minha profissão. Mesmo assim, recomendo que ignorem a pessoa que lê, e concentrem-se no belo e profundo conteúdo dos "Sermões", fonte de consolo e auxílio no nosso caminho de conversão e salvação. 

Para encontrar os podcasts de alguns dos sermões mais rápido, no menu lateral, vá em marcadores e selecione "áudios".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão da Quarta-feira de Cinza - 1672 - Padre Antônio Vieira: Podcast e PDF

Sermão do Nascimento da Virgem Maria. Pe Antônio Vieira - Podcast

Padre Antônio Vieira - Sermão das lágrimas de São Pedro (playlist)