Cristo tentado pelos homens: Podcast.




Padre Antônio Vieira. Sermão no sábado quarto da Quaresma. Lisboa, 1652.

Nesse sermão, padre Antônio Vieira argumenta provando que os homens são piores tentadores que o demônio. Por meio de exemplos retirados de histórias da Sagrada Escritura, mostra-nos como devemos fazer para nos livrar das tentações do maligno e quão difícil é se livrar das tentações dos homens.
E no final, revela de qual homem não devemos nos apartar, mas tirar todos os dias um momento para estarmos só por só com Ele, em benefício de nossa própria conversão. 

Dedico a leitura desse sermão ao meu esposo Francisco Josenir, que, neste momento difícil pelo qual está passando, jamais se esqueça do amor e da presença misericordiosa de Nosso Senhor, único Homem em quem sempre podemos confiar e com quem podemos sempre contar, pois é o primeiro e mais interessado na nossa salvação. 

Playlist no Spotify: Clique aqui para ouvir.

Sermão no Youtube com legenda, basta ativar no canto superior do vídeo clicando em [cc].

Sermão PDF

Resumo:

Parte 1:
Cristo tentado pelos homens no caso da mulher adúltera.

Parte 2:
Antes de tratar com os homens, Cristo convive com os animais, e é tentado pelo demônio.

Parte 3: 
Os homens, piores inimigos que os demônios. As tentações do demônio, vencem-se com um sim ou um não; as tentações dos homens são como os laços de que fala Isaías, escondidos debaixo de pedras. Sutileza de Pedro ao responder aos cobradores do tributo.

Parte 4:
Para que Cristo se defendesse de três tentações do demônio, bastou-lhe um só livro das Escrituras; para se defender de uma tentação dos homens, não lhe bastaram todas as Escrituras: foi-lhe necessário fazer novas Escrituras. A escritura de Jesus e as palavras misteriosas do festim de Baltasar. Para vencer os homens quis Cristo escrever com seu próprio dedo e na terra.

Parte 5:
Os homens, ainda quando desistem, são piores tentadores que o demônio. As duas espadas dos discípulos do Senhor. Por que Cristo escreveu duas vezes? Razões de Santo Agostinho e de Santo Ambrósio. A escritura de Cristo e os heresiarcas. O demônio, como mais sábio, não voltou contra Cristo as Escrituras. Cristo, quando foi tentado, preferiu ser tentado pelo demônio a ser tentado pelos homens.

Parte 6:
Guardai-vos dos homens. O diabo anda pelos desertos porque nas cortes os homens lhe tomaram o ofício. Guardai-vos dos inimigos: Saul tenta contra a vida de Davi, depois de livre do demônio. Guardai-vos dos amigos: tentações dos três amigos de Jó. Sobretudo cada um se guarde de si mesmo.

Parte 7:

Cristo, o único homem de quem não nos devemos guardar. Por que não fugiu a adúltera depois que se afastaram seus acusadores? Como a pecadora e a samaritana, devemos cada dia ficar um momento só por só com Cristo, para que nos convertamos.

Leia também o trecho final desse sermão com o tema: A solidão em que a alma esta só por só com Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão da Quarta-feira de Cinza - 1672 - Padre Antônio Vieira: Podcast e PDF

Sermão do Nascimento da Virgem Maria. Pe Antônio Vieira - Podcast

Padre Antônio Vieira - Sermão das lágrimas de São Pedro (playlist)