Prática Espiritual da Crucificação do Senhor
(Obs: leitura improvisada, gravei enquanto lia o texto para minha filha antes de ela ir dormir)
Padre Antônio Vieira
VOZ COMPADECIDA
PRÁTICA ESPIRITUAL DA CRUCIFICAÇÃO DO SENHOR,
Feita no Colégio da Companhia de JESUS, em São Luís do Maranhão.
Factus obediens usque ad mortem, mortem autem crucis.
(Feito obediente até à morte, e morte de cruz (Flp. 2,8))
Sermão para ouvir no Spotify
Parte 4 narrada no Youtube.
Resumo de cada uma das partes:
Introdução:
A transformação e mudança do Monte Calvário. O Monte Calvário e os mais celebrados montes que há no mundo. Os nossos corações, lugares mais infames que o Monte Calvário. O tudo de Deus neste mundo.
Parte 1:
As circunstâncias e publicidade dos tormentos do Calvário. Os ecos da crucifixão no coração lastimoso da Virgem Mãe.
Parte 2:
A crucifixão do bom cristão. Os cravos com que nos havemos de crucificar. A horrenda maldade dos que tornam a crucificar a Jesus.
Parte 3:
As quatro fontes do Monte Calvário e a fonte do Paraíso. O tormento dos cravos. A companhia dos ladrões. 0 milagre do sol. A conversão dos judeus e a nossa conversão.
Parte 4:
O testamento do Senhor e a espada de duas pontas do Apocalipse. Por que razão na cruz não chamou Cristo mãe a sua Mãe, nem chamou pai a seu Pai? A piedade de devoção de filho e a última cláusula do testamento de Cristo.
Parte 5: (final)
A última profecia da Paixão de Cristo: a esponja molhada em fel e vinagre. O último exemplo de Cristo. Por que inclinou o Senhor a cabeça ao expirar? O que se seguiu depois da morte do Senhor.
Referência:
(Obs: As Vozes Saudosas de padre Antônio Vieira estavam guardadas e só foram publicadas cerca de 50 anos após a morte do autor.)
Fonte:
Vieira, Antônio. S. J., 1608-1697. Sermões / Antônio Vieira revisão e adaptação de Frederico Ozanam Pessoa de Barros; supervisão de Padre Antônio Charbel, S. D. B. e de A. Della Nina ; introdução e supervisão técnica de Luiz Felipe Baêta Neves. Erechim : EDELBRA, 1998. V. XII
Comentários
Postar um comentário